.

.
.
Desafio das Capitais. Conheçam um pouco deste evento que já foi uma corrida, e hoje, está sendo uma rota de treinamentos.

Fortaleza, 24/01/2016 - Realizado neste domingo em Fortaleza, (em forma de treino, com apoio aos atletas e baixo custo), o Desafio das Capitais, reuniu um bom número de corredores, que juntos, resolveram encarar a possibilidade de chuva nas primeiras horas do dia, e os 25km que separam Aquiraz (primeira capital do estado), e Fortalaza (capital atual), tendo como ponto de largada, a Praça da Igreja Matriz de Aquiraz, e chegada no Anfiteatro do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza.

Este percurso, não é fácil, (possui uma altimetria bem irregular, imagem abaixo), e costuma atrair uma grande quantidade de triatletas e corredores todos os dias durante a semana, seja pela ciclovia central da rodovia CE-040, ou nas laterais da pista.

O que muitos não sabem, é que o Desafio das Capitais já foi uma corrida oficial, realizada no dia 06/12/2008, com largada às 16h, (foto da medalha acima). Naquele tarde de sábado, largamos na Praça da Igreja Matriz de Aquiraz, e após percorremos aproximadamente 1,2 Km pelas ruas de Aquiraz, chegarmos a ciclovia da Rodovia CE-040, (local correspondente a 85% do percurso), até chegarmos a noite, (a grande maioria dos atletas), no Parque do Cocó em Fortaleza.

Neste dia, o Desafio das Capitais era uma novidade para todos nós, pois este percurso de 25km seria inédito em Fortaleza. Durante a prova, tivemos dificuldades com o trânsito, pois a grande quantidade de corredores na ciclovia, exigiu uma atenção redobrada dos atletas, principalmente quando chegávamos aos retornos que cortam a CE-040, e ainda tivemos de parar em alguns semámoros, "um fato inusitado para todos nós durante uma corrida".

Outro fato marcante no 1º Desafio das Capitais, foi a participação de um atleta olímpico na corrida, o maratonista português Helder Ornelas, que venceu a prova com o tempo de 01h 21min. Entre as mulheres, a vencedora foi a atleta Antônia Geovânia de Castro, com o tempo de 01h 44min. Neste mesmo ano, Ornelas também participou da Maratona Olímpica em Pequim, e outras corridas em Fortaleza, como a Circuito Caixa e a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento.

Acima, fotos registradas neste domingo, durante o Desafio das Capitais 2016.

 

Vejam dezenas de fotos que registramos neste domingo, Desafio das Capitais 2016, link...

Outra matéria relacionada ao tema: Provas de endurance na capital cearense, link...

Vejam esta matéria do Jornal Diário do Nordeste em 2008, link...

Resultado da Maratona Olímpica de Pequim 2008, link...

 

O Desafio das Capitais 2016, ou Pernada das Capitais, foi capitaneado por Jéfferson Malveira (Equipe CORREFOR), mas outras equipes e amigos também engajaram-se no suporte ao evento, como: Pedro Ângelo (redes sociais), e colaboradores da Equipe ZERO KM.

Além do Desafio das Capitais, também tivemos neste domingo em nosso estado, a 1ª Corrida WF Training, no Eusébio, e um desafio bem mais longo, no estilo ultramaratona, entre Fortaleza e Canindé.

Na foto ao lado, o registro de minha participação no 1º do Desafio das Capitais 2008. Como aconteceu neste domingo, o percurso também poderia ser feito em dupla, mas optei pela categoria solo. Nesta ocasião, Conclui os 25km com o tempo de 02h 02min, (sem nenhum tipo de treino específico para esta distância na época).

 

Confiram o resultado do 1º Desafio das Capitais:

Solo masculino, link...

Solo feminino, link...

Revezamento dupla masculino, link...

Revezamento dupla feminino, link...

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal do Corredor: O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2016 - Todos os direitos reservados.

Nossas páginas oficiais: www.portaldocorredor.com.br e www.portaldocorredor.com
Fanpage, Portal do Corredor & CIA: www.facebook.com/portaldocorredor
Direção da empresa, Félix Luis: link...
Instagram: portal_corredor
Twitter: @portal_corredor
e-mail: portaldocorredor@gmail.com

Nossos números:

Site: 12 anos de atividade, com matérias regionais e nacionais; 215 eventos divulgados até janeiro de 2016. link...
Fanpage: Mais de 1.000.000 (um milhão), de pessoas alcançadas em apenas 02 anos de atividade. link...
Mailling: Aproximadamente 23 mil e-mails para envios regulares.
Nosso público (2015): 54% mulheres, 46% homens.