.
.

Monitoramento e cálculo de percursos. Sem relógios ou smartphones, saiba como realizar esta tarefa em casa, antes de sair para treinos ou corridas.

Fortaleza, 28/02/2018 - Nem todos os corredores possuem um relógio com gps, ou até mesmo smartphones, para acompanharem em tempo real os parâmetros de seus treinamentos e corridas. Aém disso, dependendo do horário, local e condições climáticas, será muito mais seguro para você correr sem equipamentos pelas ruas. Neste momento, entram em ação sites que podem facilitar a sua vida durante uma corrida, e com eles, você poderá ter pelo menos dois parâmetros importantes dos percursos: distância aproximada e altimetria, que por si só, já ajudam bastante na estratégia de uma corrida. Para não ficar sem a noção do tempo, você pode utilizar pelo menos um relógio básico para não perder os minutos e segundos. Por enquanto, vamos destacar três sites que utilizamos com mais frequência para essas finalidades: Linha de chegada; Wiki Mapia e Map My Run.

De um modo geral, todos os sites funcionam tecnicamente da mesma forma, restando a você escolher aquele que mais se adapta a sua realidade e facilidade com os recursos disponíveis. Para começar, você irá precisar basicamente de três ações: pesquisar o nome do local desejado; fazer alguns ajustes na tela (menus); começar a traçar a sua rota. Vejam abaixo alguns detalhes nos três sites.

.

 

01. www.linhadechegada.com/mapa - Pesquise o nome do local desejado; Acima, escolha entre imagem de satélite ou mapa. Nesses ícones, você também terá as opções para exibir marcadores ou revelo; Com o mouse sobre o mapa, amplie ou reduza o zoom da imagem; Clique no ponto desejado e comece a traçar a sua rota. Veja, que neste momento a metragem da distância começa a aparecer no canto superior esquerdo do painel; Utilize os botões do painel para melhorar a edição do mapa; Ao terminar, salve ou compartilhe a sua rota; Como acontece no Google Maps, você possui no canto inferior direito um bonequinho amarelo, clique e arraste o boneco sobre o mapa para ver detalhes de um local desejado.

02. www.mapmyrun.com - Cadastre-se no site com login e senha; Clique no botão Criar Rota (Create Route); Pesquise o local desejado e comece a traçar o seu percurso, explore o menu suspenso no canto superior direito (semelhante ao site anterior). Neste menu, você terá abaixo a opção Elevação (Elevation), muito interessante para acompanharmos a altimetria dos nossos percursos; Este site possui diversos recursos, navegue com calma para conhecê-lo melhor; Salve o seu percurso.

03. www.wikimapia.org - Na barra superior, navegue nos menus e veja que existem diversas opções; Pesquise o local desejado; Utilize o mouse sobre o mapa para ampliar ou reduzir o zoom da imagem; No canto superior esquerdo, clique sobre a régua amarela e comece a traçar o seu percurso. Para apagar um ponto clique sobre ele; Veja que neste momento a metragem da distância começa a aparecer no canto superior direito.

Dica: Em todos os casos, procure desabilitar marcadores e recursos que preencham a imagem dos mapas com muitas informações. Após este procedimento, ficará bem mais fácil para você reconhecer ruas e avenidas para a marcação de suas rotas. No caso do Wikimapia, acesse: Conectar; Extras; Versão antiga. Em seguida, acesse o menu Tipo de mapa e escolha as opções, híbrido ou satélite. Veja a diferença.

Além dos sites, dispomos dos relógios com gps, pedômetros e aplicativos via smartphones para o monitoramente de nossos percursos. Entre os mais populares entre corredores, estão: Nike + Running; Strava; Run Keeper; Endomondo; Map My Run; Runtastic; Treinus; Google Fit; etc...

 

Interface do site Linha de Chegada. Na nossa opinião, o mais fácil de ser utilizado.

 

Interface do site Map My Run, o mais completo dos três que apresentamos.

 

Interface do site Wiki Mapia. O primeiro que utilizamos há vários anos, menus com diversas opções.

 

Exemplo de um percurso de aproximadamente 10km com a sua respectiva altimetria. Com essas informações antes de uma corrida, você terá uma noção dos altos e baixos do percurso. Neste caso, largamos próximo a Paróquia de Messejana (Fortaleza), adentramos no Cambeba, e chegamos nas Tapioqueiras, via Rodovia Washington Soares. Veja que os trechos mais elevados estão no Centro Administrativo do Cambeba (5km / 8km).

 

Matérias e vídeos que publicamos recentemente.

Beach Run Brasil Praia das Fontes, saibam como foi a prova. link...

Calendário de corridas 2018, corridas não irão faltar. link...

Fisioterapia - Mandacaru Fisio & Pilates, (Danilo Medeiros). link...

Corrida INSANA Fortaleza (obstáculos infláveis), garanta já a sua vaga. link...

Circuito Cross Urbano Caixa (Arena Castelão), garanta já a sua vaga. link...

Corrida Internacional de São Silvestre, saibam como foi a prova. link...

São Silvestres espalhadas pelo mundo. São mais de 50. link...

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

 

Portal do Corredor - O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2018.

- Nossos Sites: www.portaldocorredor.com.br / www.portaldocorredor.com

- Conheçam um pouco da nossa história. Quem Somos? link...

- Blog de Corridas, Jornal O POVO on-line, link...

- Fanpage Portal do Corredor, link...

- Perfil Facebook / Félix Luis, link...

- Corridas / Félix Luis, link...

- Vídeos Portal do Corredor, link...

- Instagram: portal_corredor.

- Twitter: @portal_corredor

- Mailing: aproximadameente 25 mil cadastros.

 

Empresas que apoiam o nosso trabalho: